A partir da escassez dos recursos naturais, somado ao crescimento desordenado da população mundial e intensidade dos impactos ambientais, surge o conflito da sustentabilidade dos sistemas econômico e natural, e faz do meio ambiente um tema literalmente estratégico e urgente. Durante o período da chamada Revolução Industrial não havia preocupação com a questão ambiental. Os recursos naturais eram abundantes, e a poluição não era foco da atenção da sociedade industrial e intelectual da época.
A partir da escassez dos recursos naturais, somado ao crescimento desordenado da população mundial e intensidade dos impactos ambientais, surge o conflito da sustentabilidade dos sistemas econômico e natural, e faz do meio ambiente um tema literalmente estratégico e urgente. O homem começa a entender a impossibilidade de transformar as regras da natureza e a importância da reformulação de suas práticas ambientais.
O que é consciência ambiental? Nos tempos atuais, ouvimos muito dizer sobre poupar o meio ambiente da degradação e evitar desperdícios. Um relatório do Programa Ambiental da ONU, divulgado no primeiro semestre de 2009, mostrou que os produtos plásticos, como garrafas, sacos, embalagens de comida, copos, formam a maior parte do lixo encontrado no oceano, e nas ruas de nossa cidade. Essa pesquisa revelou ainda que em certas regiões, esses produtos correspondem a 80% do lixo encontrado no mar e nas ruas das cidades.
Uma alternativa encontrada pelas empresas de soluções ambientais, é a utilização de produtos concentrados. Além de serem biodegradáveis por causa dos seus princípios ativos, que tem como base óleos essencial de limão e laranja, os produtos são concentrados. Uma parte do produto pode ser diluída na água em até 20 vezes.
Atualmente encontramos vários produtos de limpeza deste nível, em empresas que se preocupam com a preservação do meio ambiente. Citando como exemplo um multiuso comum, seriam 200 embalagens no supermercado, que não duvido muito que seriam jogados ao mar, e outros lugares como muitos fazem”.
Mudanças de atitudes, os produtos biodegradáveis e concentrados são apenas um exemplo do que pode ser feito para contribuir para a preservação do meio ambiente e também da nossa sobrevivência. A natureza e os nossos filhos e netos, com certeza, irão agradecer. O grande desafio da humanidade é promover o desenvolvimento sustentável de forma rápida e eficiente.
A preocupação com a água é um tema cada vez mais discutido. Afinal, para cada litro de água utilizado, outros dez mil são poluídos. Mesmo em países como o Brasil, que detém quase 12% de toda água doce do planeta, a escassez está presente em muitas regiões. Segundo a ONU (Organizações das Nações Unidas) pouco mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo já não têm acesso a água limpa suficiente para suprir suas necessidades básicas diárias.
Confira mais em www.anvisa.gov.br
RECICLE: antes de reciclar, tente reutilizar, para poupar a energia gasta na reciclagem. Separe o lixo em sua residência, no começo parecerá difícil mas depois que você se acostumar perceberá que não custa nada. O lixo orgânico representa aproximadamente 60% do lixo gerado em uma residência, aproveite este material e faça adubo para seus vasos e jardins. Mesmo em apartamentos é possível fazer isso. Hoje, o lixo vale dinheiro.
PRODUTOS DE LIMPEZA ECOLÓGICOS: A maioria dos produtos de limpeza encontrados no mercado são tóxicos e devido sua composição, trazem mais problemas do que benefícios. Além disto, o cloro, presente em grande parte dos produtos, é uma substância extremamente poluente ao meio e irritante aos olhos, nariz e pele. Existem várias formas de minimizar o impacto na natureza, é só uma questão de se acostumar.
Anvisa: Manual de Limpeza(pdf)